Novidades
TRANSFORMANDO VIDAS HÁ CINCO ANOS!...
No dia 01 de novembro de 2024, o Serviço Residencial Terapêutico de Franca/SP completou uma trajetória que começou há cinco anos, através de uma profícua parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal de Franca e a Fundação Espírita “Judas Iscariotes” e a Fundação Espírita “Allan Kardec”.
Este percurso de desinstitucionalização foi marcado pela dedicação, compromisso e por uma vontade inabalável de fazer a diferença na vida daqueles que confiaram seu destino a nós. Nesses cinco anos, o Serviço Residencial Terapêutico se consolidou como um espaço de acolhimento e cuidado onde cada sujeito importa, cada particularidade é relevante, cada conquista é exaltada e valorizada, assim como cada desafio nos impulsiona ao aprimoramento do serviço.
Ao longo desse percurso, enfrentamos desafios significativos, como o contexto da pandemia do Covid-19 e o forçoso isolamento social dos moradores dentro das unidades residenciais, com apenas três meses do processo de desinstitucionalização. Outros desafios se apresentaram ao longo do tempo, como a complexidade de alguns diagnósticos, os efeitos do distanciamento familiar e da ruptura de vínculos, os tropeços e as recaídas de alguns moradores, bem como os da própria equipe de trabalho, que precisa ser objeto de constante atenção, estímulo e cuidado, para que não percam a motivação necessária para esta modalidade de serviço.
Contudo, a maior parte dos desafios que se apresentaram ao longo da jornada foram superados, com empenho, inovação e um profundo espírito colaborativo de toda a equipe. O nosso compromisso com o objetivo de reinseri-los na sociedade se fortalece a cada dia, através de novas práticas de cuidado, suporte e afeto em tempo integral. O serviço também tem como compromisso o fortalecimento dos vínculos familiares que foram duramente esgarçados durante o período de internação hospitalar, desenvolvendo estratégias para promover a reaproximação entre moradores e familiares.
Entre os diversos avanços que marcaram essa trajetória de sucesso, destacamos o aprimoramento de práticas e processos que hoje garantem um cuidado ainda mais humanizado e eficiente. No campo dos cuidados em saúde, o serviço alcançou resultados importantes, como o atendimento odontológico para todos os moradores, acompanhamento em saúde, agendamento de consultas, exames, procedimentos e cirurgias.
Valendo-se das novas práticas e abordagens terapêuticas, baseadas no cuidado em liberdade, o serviço consegue proporcionar vivências importantes para seus moradores, como o simples ato de escolher a própria roupa, opinar sobre o cardápio, sair de casa para ir ao mercado ou a lanchonete, voltar a estudar, praticar atividades físicas, comemorar o aniversário, além de várias outras ações que envolvem o justo “retorno” dos moradores à sociedade.
É extremamente gratificante olhar em perspectiva e relembrar algumas manifestações dos moradores na época da desinstitucionalização: “nossa, não tô acreditando... agora tenho um sofá pra sentar e uma TV”; “na minha casa agora eu vou fazer churrasco”; “vou poder escolher minha roupa!”; dentre outras expressões de alegria e gratidão.
Nesses cinco anos, o serviço não apenas se consolidou como um espaço de acolhimento e cuidado, visto que se transformou no lar de seus moradores, onde cada residente encontra um ambiente seguro, afetuoso e preocupado com o bem-estar físico, psíquico e social de todos. De modo geral, os bons resultados têm sido alcançados através dos planos de cuidado individualizado, que permite atender as necessidades específicas de cada residente, levando em consideração suas histórias, desejos e habilidades.
Antes tratados como pacientes, agora são considerados moradores, isto é, sujeitos que estão sendo diuturnamente estimulados à uma postura ativa de sua própria jornada, construtores da própria sorte.
Neste quinto aniversário, reafirmamos nosso compromisso em continuar transformando vidas, com a certeza de que cada passo dado é um avanço na construção de um futuro mais inclusivo e humanitário. Agradecemos a todos que fizeram parte dessa trajetória desde as parcerias estabelecidas até as famílias e a comunidade, pois é com a união de esforços que conseguimos criar um ambiente onde a recuperação, a autonomia, o protagonismo e a dignidade são possíveis.
A FEJI parabeniza a todos que fizeram parte desta jornada. E renova sua expectativa para novas conquistas e realizações
Juntos, seguimos em frente, fortalecendo laços e construindo novas histórias de superação e esperança.