PROJETO “DU CHEF”
  • 12/03/2022

PROJETO “DU CHEF”

A institucionalização de um idoso em um serviço de longa permanência, por vezes, é um processo que envolve rupturas, a sensação de distanciamento da sociedade, a perda da auto-estima e até mesmo do amor-próprio, em alguns casos. A pessoa idosa que até o momento do acolhimento estava ativa e participativa na sociedade, se não for estimulada ao ingressar num serviço de alta complexidade, acaba perdendo a maior parte das habilidades sociais que lhe restavam.

Pensando nesta realidade, e com o objetivo de desenvolver estratégias para a redução de tais impactos, a equipe de referência do Coletivo II iniciou o projeto “Du Chef”, uma iniciativa de “inclusão produtiva”. A proposta, que teve início como oficinas terapêuticas de culinária, deu agora alguns passos importantes, no sentido de ampliar essa ação coletiva através da produção de receitas diversas.

A produção teve início em fevereiro, num ambiente de bastante expectativa. Não apenas pelas vendas realizadas, mas pela forma com que o grupo se organizou, conduziu o processo e se predispôs para seguir adiante com a iniciativa. O grupo é composto por um chef – que se identificou com a arte da culinária – e quatro ajudantes, os quais se revezam nas diferentes funções: na produção, nas vendas, na divulgação e na organização financeira. E a intenção é se encontrar a cada quinze dias para preparar deliciosas receitas e, posteriormente, realizar as vendas.

Neste entretempo, o grupo receberá apoio da equipe de referência, pois a intenção é tornar o projeto autossustentável, isto é, capaz de realizar a aquisição dos ingredientes, produzir as receitas, vendê-las, adquirir mais ingredientes e assim sucessivamente. Para isso, o grupo receberá instruções de educação financeira, visando o desenvolvimento da capacidade de planejar, executar e avaliar seu próprio trabalho.

A coordenadora do Coletivo II, Angra dos Reis Florentino, avalia que o resultado vai muito além de produzir deliciosos pães, roscas e bolos. Tampouco se resume as vendas ou recursos financeiros levantados pelo grupo. Em suas palavras, “o Projeto Du Chef é uma ação de convivência entre os idosos que nos surpreendeu logo no primeiro encontro; que tem a capacidade de desenvolver o espírito de equipe, a colaboração no dia a dia, fazendo com que eles se sintam úteis, desenvolvam novas perspectivas, novas aprendizagens, além do próprio empreendedorismo”.

O Presidente da FEJI, Cloves Plácido Barbosa frisou que a entidade apoiou os primeiros passos do grupo. Realizou as primeiras aquisições dos ingredientes e fornecerá suporte técnico para a capacitação dos participantes, pois acredita ser uma iniciativa de grande valor ao público atendido.

Quem tiver interesse em colaborar com o Projeto, poderá realizar encomendas pelo fone (16) 99220-8301 e adquirir essas deliciosas receitas.

Faça sua doação

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.