LAR DA VELHICE DESAMPARADA - 60 ANOS
  • 26/04/2022

LAR DA VELHICE DESAMPARADA - 60 ANOS

Há 60 anos, no dia 21 de abril de 1962, em Franca-SP, deu-se a inauguração do Lar da Velhice Desamparada – posteriormente renomeado como “Lar de Ofélia”. Trata-se do departamento assistencial de proteção ao idoso da Fundação Espírita Judas Iscariotes, cujo patrono, o Sr. José Russo, edificou ao custo de pouco auxílio governamental e muitas mãos deitadas à obra.

Conforme noticiado à época, no Jornal Espírita “A Nova Era”, o Lar da Velhice Desamparada representava “mais uma obra humanitária a serviço dos necessitados que arribaram ao último quartel da vida terrena. Não mais velhinhos exaustos e desiludidos da gratidão filial, chorarão na noite de sua tristeza e abandono, o encargo de terem sido pais de filhos ingratos. Terão um novo Lar onde não serão inquilinos, mas legítimos proprietários”.

O sexagenário do Lar de Ofélia representa um motivo de grande alegria para todos da entidade, diretores e colaboradores. Afinal, representa um importante patrimônio assistencial do município, onde milhares de pessoas idosas puderam repousar seus corpos para, enfim, receber um pouco de conforto e dignidade nos últimos momentos de vida.

O Lar de Ofélia atualmente abriga uma média de 180 pessoas idosas, embora sua capacidade lhe permita acolher até 210 pessoas. O Presidente da Fundação, Cloves Plácido Barbosa, destaca que consta no planejamento da entidade aumentar o número de leitos, estendendo este importante serviço para a população de Franca, especialmente os que encontram em situação de total dependência, muitas vezes, precisando apenas de cuidados paliativos.

A ata de solenidade, deste relevante feito, pode ser lida aqui.

Faça sua doação

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.