
Novidades

FEJI COMEMORA 76 ANOS!
Neste último dia 08 de setembro, a Fundação Espírita Judas Iscariotes celebrou 76 anos de existência. O que começou como um Centro Espírita, em 1946, pelos propósitos de José Russo, rapidamente amealhou alguns incansáveis trabalhadores em torno de um objetivo maior: oferecer assistência às criaturas desamparadas. Em pouco tempo os pioneiros já disponibilizavam atendimento através do Albergue Noturno e do Lar da Velhice Desamparada, posteriormente rebatizado para “Lar de Ofélia”.
Em 1961, pouco antes da inauguração do Lar da Velhice Desamparada, quando as obras ainda estavam em fase de acabamento, José Russo anotou suas expectativas para com a instituição: “O Lar será um abrigo bonançoso para seus moradores. Um teto acolhedor, livre de preocupações de tôda natureza”.
Num período em que a presença do Estado era bastante tímida em termos de serviços públicos, e as mãos estendidas em busca de algum alimento eram cada vez maiores, contar com o amparo de um abrigo acolhedor, sem qualquer tipo de custo aos seus hóspedes, representava uma inovação que poucos municípios eram capazes de prover.
De lá para cá, a entidade resistiu firmemente ao longo do tempo. Superou inúmeros desafios nessas sete décadas de existência. Expandiu sua estrutura de serviços. E, mais recentemente, enfrentou um contexto de pandemia que até pouco restringia fortemente o convívio coletivo, além de nos ter levado muitos conhecidos e queridos.
Este último infortúnio infelizmente não nos permitiu enaltecer os exatos 75 anos da FEJI. Contudo, agora que o contexto maior de saúde se abrandou, a comemoração deste terceiro quartil de século não poderia passar em branco, afinal, a instituição vivencia um momento bastante propício para o agrupamento do seu time.
Assim ocorreu a confraternização, onde puderam participar os dirigentes, colaboradores, usuários e alguns convidados, no espaço Centro Dia “Ignes Mendonça”, para o almoço de uma feijoada carinhosamente preparada por Terezinha e sua equipe. A trilha sonora ficou a cargo dos músicos Igor e Tarlis, os quais souberam alegrar o ambiente, tocando alguns dos principais sucessos do estilo sertanejo, raiz e contemporâneo.
Foi uma ocasião de alegria, de celebração e congregação, pois, ainda que modesta, conseguiu emocionar muitos que estiveram presentes para engrandecer este momento.
As equipes dos serviços prepararam belíssimas homenagens para a instituição, por meio de exposições, fotos, poesias, músicas e depoimentos. Os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos escreveram cartas de agradecimento ao Presidente da instituição, com histórias de vidas, manifestações de apoio e mensagens diversas, entregues em um grande envelope selado com o carinho dos que o produziram.
O ambiente, com ares de harmonia e fraternidade, alcançou o ápice da emotividade no momento em que alguns usuários dos serviços, de modo voluntário, visitaram suas memórias e corações em busca de palavras que pudessem externar o que sentem por esta casa de amparo e proteção, que há algum tempo lhes atendem com muito afeto e cuidado.
Os depoimentos foram emocionantes. Cada um, ao seu modo, permeou os âmagos mais sensíveis à causa social, demonstrando que as expectativas traçadas pelo Sr. José Russo, em 1961, se concretizam no dia a dia dos serviços executados, sob a proteção do plano superior, o empenho e a boa gestão dos dirigentes, somados a dedicação e amor que as equipes possuem para com os beneficiários.
Toda esta sintonia de excelentes intenções e ações, como se viu no encontro, resulta na atual estrutura de serviços altamente especializados da instituição, que se expande a cada ano, a cada etapa vencida, amparando e dignificando sujeitos de todas as classes e, inclusive, de várias outras localidades.
Alguns convidados também realizaram o uso da palavra, palestrando sobre como a instituição é especial, tanto para a comunidade francana, como, especialmente, para a vida dos que usufruem da sua acolhida.
O Vice-Presidente Sóstenes Candido de Paula também dirigiu algumas palavras aos presentes, discorrendo sobre: a trajetória de José Russo, que edificou este considerável legado; os belíssimos serviços prestados pela instituição; a gratidão de poder servir a uma causa tão nobre; a importância dos colaboradores neste processo; assim como os frutíferos resultados que a instituição colhe no atual momento.
O Presidente Cloves Plácido Barbosa, já tomado pela forte egrégora que havia se formado, a essa altura, encerrou o uso da palavra fazendo vários agradecimentos. Refletiu que uma sociedade ideal seria aquela em que todos pudessem permanecessem no seio familiar. Mas, como esta realidade permanece distante, as entidades existem para servir os que tanto precisam, por meio das diferentes modalidades de proteção.
Nesta direção, agradeceu o empenho de todas as equipes da Fundação Espírita “Judas Iscariotes”, que atualmente conta com uma estrutura de mais de 200 colaboradores que se dedicam ao atendimento de aproximadamente 800 usuários por mês, nos mais diversos serviços de assistência social e saúde: serviço de acolhimento de idosos, residências terapêuticas, residências inclusivas, residências regionalizadas, centro dia, serviço de convivência e centro de convivência do idoso.
Na oportunidade, houve o lançamento do serviço “Renascer”, que compreende em acolhimento permanente ou provisório para idosos, de maneira que este grupo específico, a partir de então, passa a dispor de mais um excelente serviço de moradia e atenção à saúde, sendo a mais nova e completa alternativa do município.
Encerradas as homenagens e o uso da palavra, todos os presentes tiveram tempo para confraternizar, rever companheiros e usuários de outros serviços, trocar experiências, além de, como já mencionado, desfrutar de uma deliciosa feijoada e boa música ao vivo.
Todos saíram extremamente satisfeitos pelo momento especial e agradável que puderam vivenciar. A comemoração certamente atendeu a expectativa de alimentar a motivação de votos, que fazem votos para que a FEJI siga firme nos próximos anos, cumprindo sua missão institucional.



