18 DE MAIO, DIA DE LUTA!
  • 21/05/2022

18 DE MAIO, DIA DE LUTA!


No último 18 de maio de 2022 a equipe do Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – departamento de saúde mental da Fundação Espírita Judas Iscariotes – realizou um “sarau” em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Na oportunidade, parte dos moradores do respectivo serviço, apoiados pela equipe técnica e de saúde, se fizeram presentes no Centro da cidade para mostrar que a saúde mental não deve ser objeto de clausura e exclusão.

O sarau foi embalado por diversas apresentações ao vivo, de música, dança, poesia, pintura e arte que os moradores proporcionaram aos olhares atentos que circularam pelo local.

A terapeuta ocupacional do SRT, Amanda Queiroz, destaca que “o ato de comemorar essa data em praça pública vai de encontro ao importante referencial da Reforma Psiquiátrica. Ocupar os espaços, ir para a rua e favorecer o protagonismo dos residentes propõem um novo lugar e olhar para a loucura”.

Considera-se, portanto, que ações desta natureza representam possibilidades de trocas de recursos e afetos, além da conscientização e divulgação to trabalho e da própria luta a favor da desinstitucionalização, convocando a sociedade para a responsabilidade de promoção de um cuidado responsável, afetuoso e livre.

Faça sua doação

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.