Novidades
18 MAIO - DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL!
No último 18 de maio, pela manhã, moradores e colaboradores do Serviço Residencial Terapêutico da Fundação Espírita Judas Iscariotes (SRT/FEJI) estiveram presentes na Praça Carlos Pacheco de Macedo, no Centro de Franca, para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
O encontro foi realizado pela Casa Amarela, em parceria com voluntários e a equipe das casas terapêuticas. O objetivo da comemoração é celebrar e, ao mesmo tempo, levar a informação sobre a luta antimanicomial e a reforma psiquiátrica, reforçando a importância de fortalecer a rede de saúde mental e assistência psiquiátrica para aqueles que possuem algum tipo de sofrimento mental.
A ação contou com o Grupo de Maracatu “Rosa da Mata”, o Grupo de Capoeira “Angola para a Liberdade”, apresentações de hip-hop, além de uma impactante peça teatral encenando parte da história de institucionalização da loucura, a qual, inclusive, emocionou alguns que estiveram presentes.
A equipe do SRT/FEJI realizou uma exposição de fotos que puderam retratar alguns efeitos positivos da reforma psiquiátrica e dos benefícios que uma unidade residencial pode oferecer aos seus moradores, como a participação nas rotinas da casa, maior autonomia e liberdade para realizar determinadas tarefas, além da inclusão social dos moradores na vida comunitária.
A conscientização da população sobre esta data é fundamental para promover uma visão mais inclusiva e humanizada em relação à saúde mental. Ao entender os princípios da luta antimanicomial, as pessoas podem contribuir para acabar com o estigma em torno dos transtornos mentais e defender políticas que priorizem o respeito aos direitos e à dignidade das pessoas que vivem com esses transtornos.
De acordo com a assistente social do serviço, Ana Luiza Prates: “O evento foi uma oportunidade para destacar os desafios enfrentados pela comunidade de saúde mental e para celebrar os progressos alcançados na promoção da dignidade e dos direitos das pessoas que vivem com transtornos mentais”.
No decorrer da manhã, os residentes se expressaram e participaram ativamente das diversas atividades culturais que houveram na praça. Além das danças, bate-papos e descontrações, dois moradores tomaram frente no momento de microfone aberto a comunidade, falando sobre como a residência trouxe benefícios em sua saúde mental.
O encontro foi encerrado com um almoço no Restaurante Beachquim, um local amplo e aconchegante, onde os moradores puderam saborear uma deliciosa feijoada.
O serviço das residências é uma parceria entre a Fundação Espírita Judas Iscariotes e a Prefeitura Municipal de Franca, através da Secretaria Municipal de Saúde.